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Educação Transformadora

Cursos de Excelência prática para o aprimoramento executivo.

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Curso de Aprimoramento das Competências Analíticas e Estratégicas

Medical Science Liaison

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A indústria farmacêutica vive uma transformação profunda. O avanço tecnológico, a velocidade das inovações e a pressão competitiva exigem um novo perfil de profissional: mais estratégico, mais analítico, mais preparado para tomar decisões que conectem ciência e negócio.

Neste contexto, o papel do Medical Science Liaison (MSL) está mudando rapidamente. Mais do que comunicar ciência, o MSL hoje atua no campo como um agente estratégico, trazendo insights valiosos do mercado, apoiando decisões táticas e participando de discussões-chave sobre o posicionamento da marca, pipeline e jornada do paciente.

Para isso, é preciso muito mais do que conhecimento técnico. É preciso entender o negócio, dominar ferramentas analíticas, atuar com ética e influência, e traduzir dados em valor real para a empresa.

Este curso inédito foi cuidadosamente desenhado por especialistas com experiência em Medical Affairs, marketing e estratégia, e oferece uma experiência prática e intensiva, na qual os participantes serão desafiados a:

  • Analisar mercados e cenários complexos;

  • Qualificar e apresentar insights estratégicos;

  • Conectar-se aos times internos de forma ética e eficaz;

  • Simular decisões de alto impacto no campo e no board.

Se você é MSL ou profissional médico-científico em busca de diferenciação e protagonismo, esta é a sua oportunidade.

Prepare-se para defender premissas, testar hipóteses e se posicionar como um parceiro de negócio.

As vagas são limitadas. Aproveite.​​​​​​​​​​​​​​

Curso de Aprimoramento das Competências Analíticas e Estratégicas

Medical Science Liaison

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO​

Aula 1

1. Fundamentos do Novo MSL: Capacidades Analíticas e Estratégicas:

  • O papel da Medical Affairs no negócio farmacêutico hoje;

  • O que se espera do novo MSL;

  • Colaboração no campo: representantes médicos e comerciais.

  • Quais são as competências analíticas e estratégicas do novo MSL?

2. Planejamento Estratégico e Empreendedorismo Corporativo.

​​3. Teste prático inicial: avaliação do repertório atual dos participantes: oportunidade
para o participantes avaliar o seu grau atual de conceitos do MSL como agente
estratégico na indústria farmacêutica.

​​

Aula 2

Geração e Qualificação de Insights Médicos

1. Metodologias para construção de patient flow e customer journey

2. Como estas ferramentas capturam insights estratégicos para o ciclo de vida do produto

  • Fontes de insights: campo, literatura, dados secundários

  • Framework para análise crítica de insights

  • Matriz de acionabilidade e impacto

3. Exercício prático: da observação à entrega de um insight estratégico aplicável

Aula 3

Do Patient Flow à Análise de Cenários com Estudo de Caso

1. Identificação do mercado real vs mercado potencial

2. Cruzamento de dados e construção de premissas

3. Análise estratégica aplicada (tradução para decisão)

Aula 4

1. Modelos de busca de informação de mercado

Aplicabilidade das ferramentas para geração de insights estratégicos:

a)Advisory Board;

b) Focus Group;

c) Drivers-of-Choice;

d) Customer Needs;

e) Auditorias estratégicas.

Como capturar insights para a construção de um customer journey estratégico (patient flow + customer journey).
2. Estudo de caso: patient flow + focus group como metodologias sinérgicas para o estudo de novos produtos e viabilidade de lançamento

Aula 5

Planejamento Estratégico Médico: metodologias aplicadas

1. A importância do Competitor’s Analysis;
2. Caracterização de produto com base em drivers-of-choice;
3. Matriz de atributos e diferenciação;
4. Posicionamento estratégico médico;
5. Matriz PESTEL;
6. SWOT Analysis.

Aplicação prática das metodologias aprendidas a um cenário de lançamento de produto, incluindo análise da concorrência, drivers-of-choice e posicionamento.

Aula 6

Pensamento de Negócio para Medical Affairs

1. Anatomia de um plano de marca e ciclo de vida do produto
2. Como Medical Affairs influencia o sucesso comercial com ética
3. KPIs médicos e de impacto em negócio

4. Atividade prática: traduzindo estratégia médica para objetivos de campo do MSL

Aula 7

Comunicação Estratégica e Influência Científica

1. Storytelling científico: dados com propósito;
2. Influência sem autoridade: como construir confiança e impacto;
3. Criação de narrativas com base em insights;
4. Dinâmica prática: preparação e entrega de apresentação de insights em reunião cross-functional.

Código de Conduta (compliance) no Universo Farmacêutico

1. Da origem à evolução do compliance;
2. Papel do compliance médico hoje;
3. Diferenças entre MSLs e times comerciais;
4. Casos reais e dilemas éticos.

Aula 8

Segmentação & Encerramento

1. Modelos de targeting e segmentação técnica de mercado:
    a) Relevância científica;
    b) Perfil do prescritor;
    c) Nível de adoção.

2. Comportamentos de sucesso em MSLs estratégicos

    a) Wrap-up;
    b) Plano de desenvolvimento pós-curso;
    c) Entrega de certificados.

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PRIMEIRA TURMA:​

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CAPRI-MSL T01 - JULHO/2025

21-24 de JULHO/25  segunda a quinta das 19h30 às 22h30
25 de AGOSTO/25 sexta-feira das 9h às 17h

VAGAS LIMITADAS A 20 PARTICIPANTES

Aprendizagem Teórica e Prática.

O único curso para MSL com dinâmicas baseadas em casos reais, que vai exigir senso crítico, poder de análise e visão estratégica para solucionar os desafios.

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Área do aluno

COORDENADORES/DOCENTES

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André Bressan

Executivo médico com mais de 20 anos de experiência no ecossistema de saúde, com atuação em prática clínica, gestão e liderança estratégica em multinacionais farmacêuticas como Novo Nordisk e Ferring, no Brasil e no exterior. É fundador da MEDaaS – Medical as a Service, consultoria especializada em soluções estratégicas, educação executiva e BPO em Medical Affairs.

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​​Luís Chinatto

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Especialista em Planejamento Estratégico e Marketing Farmacêutico, desde 1997 trabalhando com marketing em grandes indústrias farmacêuticas como Roche, Laboratórios, Boheringer-Ingelheim, Organon, MSD, Zodiac e Merck S.A. Fundador da LC NEO Health Care Marketing in Practice, especializada em consultoria e treinamento prático para profissionais de marketing, força de vendas e medical affairs. 

"Se você quiser mais informações sobre o Conteúdo Programático ou uma proposta para a realização de uma turma in-company, fale diretamente comigo."

Dr. André Bressan

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+55 11 97030-5803

O único curso para MSL com dinâmicas baseadas em casos reais, que vai exigir senso crítico, poder de análise e visão estratégica para solucionar os desafios.

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